09/03/24

Iniciativa é do ITV com apoio do Fundo Vale e faz parte do Projeto Estruturante Cacau 2030, que integra a Meta Florestal da Vale

Para conscientizar agricultores sobre a importância das práticas sustentáveis, o Instituto Tecnológico Vale (ITV), com o apoio do Fundo Vale, desenvolveu a cartilha “Polinizadores: os pequenos animais que contribuem para a produção de frutas e sementes na agricultura“.

Lançada em novembro durante o Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Parauapebas (PA), a cartilha está disponível em formato físico e digital. Com linguagem descomplicada e design atrativo, o conteúdo explica a conexão entre a conservação da biodiversidade, a produção de alimentos de qualidade e a estabilidade socioeconômica.

O material mostra que, quanto mais recursos florais estiverem disponíveis nas áreas de cultivo, maior é a qualidade dos serviços de polinização, resultando em uma produção agrícola melhorada. Além disso, evidencia que os sistemas agroflorestais, como os que incluem cultivos como o cacau, desempenham um papel importante na conservação da natureza, ao mesmo tempo em que são rentáveis para os agricultores.

“Fortalecer negócios socioambientais junto com produtores locais é uma estratégia importante da Meta Florestal 2030, então a cartilha nasceu do nosso propósito de disseminar na região práticas sustentáveis de cultivo. Nosso objetivo com a cartilha é levar conhecimento sobre a importância dos polinizadores em diversas culturas agrícolas na região, não apenas na produção do cacau”, explica Tereza Giannini, pesquisadora do ITV.

Para compreender o impacto econômico da polinização realizada por insetos na produção de frutos das palmeiras na região amazônica, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o ITV conduziram um estudo, concluindo que esse serviço ecossistêmico representa um valor monetário de R$ 706 milhões por ano. Os resultados dessa pesquisa foram publicados na revista científica “Arthropod-Plant Interactions”, em fevereiro. Leia aqui.

Sobre o Projeto Estruturante Cacau 2030

A criação da cartilha é uma ação educativa oriunda do apoio do Fundo Vale ao Projeto Estruturante Cacau 2030, que busca trazer estratégias para fomentar o desenvolvimento da cacauicultura brasileira, com foco na conservação produtiva e na garantia de melhores condições de vida e trabalho dentro da cadeia do cacau.  O projeto faz parte da Meta Florestal 2030 da Vale, uma das maiores ações voluntárias de recuperação de áreas e conservação de florestas atualmente em curso no país. O conhecimento gerado no apoio ao Projeto Estruturante Cacau 2030 beneficia empresas agroflorestais envolvidas em ações de recuperação, contribuindo para um setor mais sustentável e resiliente.