22/04/25

Recursos foram liberados por meio da CrediAmbiental , programa do BNDES que viabiliza o acesso ao crédito rural para pequenos produtores da Amazônia, fortalecendo a inclusão produtiva em cadeias sustentáveis 

A CrediAmbental, rede de ativadores de crédito socioambiental da Conexsus  – parceira do Fundo Vale – liberou R$ 11 milhões do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do BNDES.  Os recursos beneficiam 900 famílias de agricultores e pescadores da Amazônia. “É importante ressaltar que 99% das famílias acessaram crédito pela primeira vez e mais de 42% são famílias comandadas por mulheres”, observa Fernando Moretti, líder de crédito socioambiental da Conexsus. 

Entre os projetos que receberam recursos do Pronaf, Moretti destaca ações voltadas ao manejo sustentável do açaí nativo em Portel, na Ilha de Marajó (PA); iniciativas de cultivo de cacau em áreas da Transamazônica, como Medicilândia, Altamira e Terra do Meio; e o projeto de manejo do pirarucu em Carauari, no sul do Amazonas, que beneficia cerca de 100 famílias. Este último está inserido na Linha B do programa, voltada a produtores com renda bruta anual de até R$ 50 mil, e permite o financiamento de atividades agropecuárias e não agropecuárias. 

A CrediAmbiental já conta com 55 ativadores de crédito socioambiental, todos técnicos do próprio território que fazem parte dos negócios comunitários – associações ou cooperativas – e que recebem capacitação e orientações da Conexsus sobre crédito rural, operacionalização do crédito, educação financeira e equidade de gênero. Além do crédito rural, os ativadores também prestam assistência técnica às famílias. “É o que chamamos de financiamento de proximidade. Os ativadores conhecem as famílias, o território e a cultura que está sendo manejada”, justifica Moretti. 

“Essa conquista da Conexus representa um marco importante para fortalecer a bioeconomia e ampliar a inclusão produtiva na Amazônia, valorizando empreendimentos coletivos que fortalecem um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável”, disse Márcia Soares, gerente de Amazônia e Parcerias do Fundo Vale.  

Sobre o CrediAmbiental 

CrediAmbiental é um programa de assistência técnica inovador que combina o desenvolvimento de capacidades locais com financiamento crescente para sustentar a adoção de práticas de produção de baixa emissão de carbono em cadeias de valor sustentáveis. Através de capacitação técnica e financeira contínuas, a CrediAmbiental cria redes locais de “ativadores de crédito” que localizam pequenos produtores associados a negócios comunitários, identificam suas necessidades de crédito rural e estruturam projetos de crédito para acesso ao Pronaf.