12/09/23

Criado em 2021 pelo Fundo Vale, em parceria com professores da USP, o Curso de Negócios de Impacto Socioambiental Positivo já formou 305 pessoas desde então e ganhou uma segunda temporada este ano. Ao todo, foram realizadas nove turmas da primeira temporada (265 pessoas) e duas da segunda (52 pessoas).   

O curso, direcionado a colaboradores e parceiros da Vale, visa democratizar o acesso à informação, educar e compartilhar conhecimento para construir capacidades e contribuir com os Compromissos Vale de Sustentabilidade.

Dessa forma, ele colabora com o alcance dos resultados declarados na Teoria de Mudança (TdM) do Fundo Vale, que tem como uma de suas estratégias a construção de capacidades, por meio da produção e da disseminação de conhecimento. Além disso, a TdM também almeja que alcançar até 2025 os colaboradores da Vale, entre outras empresas parceiras, estejam engajados na agenda de impacto socioambiental positivo. 

“A agenda de impacto socioambiental positivo, da qual somos protagonistas dentro da Vale, tem cada vez mais ganhado força e ocupado espaços nas pautas estratégicas da empresa, ‘envelopada’ pelo tema de NBS e por uma nova visão de negócios que a companhia pode ter nessa área”,

afirma Giovana Gohr Serenato, líder de inovação socioambiental do Fundo Vale. 

Para os colaboradores da Vale, é uma oportunidade de se preparar para o novo modelo de fazer negócio e uma possibilidade de se relacionar com negócios de impacto socioambiental positivo e seu ecossistema. É também uma forma de o Fundo Vale cumprir seu objetivo de trazer temas de vanguarda para dentro da empresa, antecipando movimentos futuros de mercado. 

Letícia Oliveira, analista especialista de Sustentabilidade da Vale, participou de duas temporadas, atua na gestão de projetos sociais e viu no curso a oportunidade de conhecer outro viés de parceria para o desenvolvimento territorial, econômico e humano.   

“Trabalho com projetos sociais e me interesso por conhecer as diferentes possibilidades de atuação da empresa, como isso tem reverberado na comunidade e como o trabalho do Fundo Vale tem amadurecido e gerado resultados impactantes para os territórios onde atua”, afirma Letícia. “Também fiquei motivada com a possibilidade de investir, como pessoa física, em um empreendimento social.”

 Já aos parceiros, o curso possibilita trocar desafios e experiências práticas de sucesso, além de ampliar a rede de relacionamento, divulgando seus negócios e colaborando para enriquecer o conteúdo e os debates. 

Ao todo, são quatro edições por ano da primeira temporada e duas da segunda. As aulas são ministradas por Graziella Comini, professora associada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Entre os temas abordados, estão o que são negócios de impacto socioambiental positivo e o que é investimento de impacto.  

 “Na edição deste ano, tivemos a presença de colegas das mais distintas, alguns, inclusive, de fora do Brasil. Tivemos a presença de colegas das áreas de finanças e jurídico, o que mostra que estamos começando a capilarizar o tema na companhia”, completa Giovana.   

Para 2024, os planos são construir uma jornada em que os alumni do curso consigam seguir em novas formações, aprofundando o tema em suas áreas, e oferecer a oportunidade de mentorar ou investir em negócios de impacto que o Fundo Vale ou seus parceiros apoiem.