Fundo Vale promove encontros dentro da Meta Florestal 2030 da Vale entre parceiros do ecossistema formado pelas frentes de proteção e recuperação
Na frente de recuperação da Meta Florestal 2030 da Vale, acompanhamos o crescimento dos negócios de impacto socioambiental que acabam por formar um ecossistema de parceiros atuando em coalizão. E, a fim de fortalecer essas conexões e fomentar a evolução de cada uma dessas iniciativas, nesta segunda edição do Encontros da Meta, trouxemos parceiros experientes para explicar a importância da construção da marca para o sucesso de um negócio.
Isabel Sobral, sócia e diretora em ESG e Negócios Sustentáveis da agência FutureBrand São Paulo, foi convidada a compartilhar inputs sobre construção e valor de marca. Ela dividiu sua experiência em desenvolver diversas marcas de impacto positivo conectadas à Amazônia nos últimos anos. Enfatizou a importância dos negócios saberem como se apresentar para o mundo e se conectar com a sociedade, ou seja, além da qualidade dos produtos, a marca deve carregar o conjunto de atributos e benefícios que o negócio oferece para conquistar clientes.
Jônatas Machado Ibernon, diretor comercial do Café Apuí, projeto já apoiado pelo Fundo Vale, apresentou o estudo de caso sobre a marca, falando sobre como a estratégia de branding aplicada contribuiu para as vendas e a comunicação. Ele pontuou o histórico da empresa, que surgiu de um projeto do Idesam em 2012 e que, em 2019, deu um passo à frente e decidiu abrir uma empresa que garantisse a compra da plantação dos produtores de café e fosse um braço de comercialização.
“Queríamos algo que marcasse esse novo momento e, para isso, optamos por uma remodelagem (rebranding), na qual o entendimento da marca ficasse fácil. Queríamos expressar a narrativa da Amazônia não só em textos, mas também por meio de cores, desenhos e formas. Fizemos isso em conjunto com a FutureBrand e essa mudança nos ajudou a reposicionar o produto no mercado: reajustamos o preço sem que tivesse muita resistência dos clientes, o que indica o valor percebido no produto com a nova marca“, enfatiza Jônatas.
Ainda segundo ele, espaços de troca como esse proporcionado pelo Fundo Vale são importantes: “porque cada empreendimento tem suas histórias e experiências, então, cria-se um ambiente de aprendizado, no qual cada um compartilha visões, conquistas e desafios diferentes”, conclui.
Os Encontros da Meta seguem ao longo de toda a iniciativa, até 2030.