03/08/23

Ferramenta que utiliza inteligência artificial para identificar áreas sob risco de desmatamento, a PrevisIA, criada em parceria entre o Imazon, a Microsoft e o Fundo Vale, é destaque na apresentação de dados relacionados aos alertas de desmatamento no Estado do Pará.

No mês de junho, o Centro de Apoio Operacional Ambiental e o Núcleo Agrário e Fundiário do Ministério Público do Estado do Pará, em parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), promoveram um evento no Núcleo de Questões Agrárias e Fundiárias (NAF/MPPA).  

Na ocasião, foram apresentados dados técnicos de georreferenciamento relacionados aos alertas de desmatamento no Estado do Pará e a plataforma PrevisIA: uma ferramenta inovadora que utiliza inteligência artificial para identificar áreas suscetíveis ao desmatamento na Amazônia. Ela analisa uma série de variáveis, como topografia, cobertura do solo, presença de estradas legais e ilegais, infraestrutura urbana e dados socioeconômicos, a fim de indicar as áreas mais vulneráveis ao desmatamento no bioma. Isso possibilita uma ação mais direcionada e eficiente na proteção ambiental, articulando novas estratégias de conscientização socioambiental.