11/07/23

Empreendedores selecionados e parceiros do programa Desafios Floresta & Clima – Edição Carbono, executado pelo Quintessa, se reuniram em junho para se conhecer e compartilharem suas demandas (parceiros) e soluções (startups). A ideia do speed dating era encontrar sinergias que pudessem levar esses atores a pensarem em atuações conjuntas, seja para originar uma Prova de Conceito, ou parceria para co-desenvolvimento de tecnologia e dar assistência em alguma demanda específica.  
 
Foram feitas rodadas de reunião com duração de 20min entre os parceiros/corporações e os empreendedores puderam explicar melhor como a sua solução funciona para os executivos e representantes das corporações. Cada instituição se reuniu com 4 startups que se mostraram ter maior sinergia com a sua atuação.  Para Giovana Serenato, Inovação Socioambiental & Gestão do Conhecimento do Fundo Vale, “essa ação é mais uma oportunidade para os negócios acelerados estabelecerem conexões e relacionamentos com os parceiros do programa, refinando cada vez mais suas habilidades negociais com clientes interessados na geração de negócios e atuação integrada”.
 
Agora, o programa segue até setembro na fase de ACELERAÇÃO DOS NEGÓCIOS.

Sobre o Programa Desafios Floresta & Clima – Edição Carbono   

Estruturado em 2022 para ser lançado em 2023, em parceria com o Quintessa Aceleradora de Impacto (ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais), o programa visa identificar e acelerar negócios com Soluções Baseadas na Natureza – Nature Based Solutions (NBS), na sigla em inglês – e de impacto que contribuam com a estratégia de neutralidade de carbono em 2050 da Vale.   

 A edição Carbono é um catalisador da aceleração de soluções na cadeia de crédito de carbono florestal no Brasil. Para isso, foi criada a Teoria de Mudança do Desafio Carbono e realizado um diagnóstico de principais desafios do mercado, que traçou possíveis caminhos para trazer impactos positivos da iniciativa para públicos-alvo, bem como resultados de curto e longo prazos, colaborando no fortalecimento de iniciativas, negócios e do ecossistema de inovação e impacto.   

 O programa selecionou até cinco iniciativas para receber acompanhamento individual e personalizado, mentorias, diagnóstico e o desenvolvimento de um plano de aceleração para seus negócios. Seus resultados podem impactar ações ligadas à Meta Florestal 2030 da Vale, ao Hub de Carbono e a investimentos. 

 Para ajudar a estruturar o programa, foi formado um grupo de parceiros estratégicos composto por Cubo (Itaú), Ecosecurities, Instituto Ekos Brasil, Irani, KPTL e Suzano Ventures.