Fundo Vale – Fique por Dentro – Nº 2
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link

Newsletter in English, click here.
Fundo_Vale_Newsletter_Topo_01
Edição Nº 2 – Outubro – 2021
Fundo_Vale_Newsletter_002
Relatos de Impacto

Série "Compromisso Florestal Voluntário 2030"
Entrevista 2 – Valmir Ortega e Luis Fernando Laranja
 

Para alcançar o desafio de recuperar e proteger 500 mil hectares de florestas brasileiras até 2030 é necessário unir forças e chamar quem entende do assunto. Conheça como atuam a Belterra e a Caaporã, startups criadas, incubadas e desenvolvidas a partir das demandas do Fundo Vale para o cumprimento do Compromisso Florestal Voluntário 2030 de sua mantenedora, a Vale.

Saiba Mais…

Fundo_Vale_Newsletter_Imagens_Entrevista01
Valmir
Ortega

Sócio-fundador da Belterra
 
Fundo_Vale_Newsletter_002_LuisFernandoLaranja
Luis Fernando Laranja
Sócio-fundador da Caaporã
 
Em destaque
Fundo_Vale_Newsletter_002_Previsia
PrevisIA é reconhecida como umas das “Práticas de Destaque” na COP15

A PrevisIA foi selecionada entre as principais práticas inovadoras para a conservação da biodiversidade na 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP15), que ocorreu em Kunmign (China), no dia 26 de setembro. A plataforma foi desenvolvida pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em parceria com Fundo Vale e Microsoft. A PrevisIA usa tecnologia de inteligência artificial e mapas georreferenciados para estimular ações preventivas que protejam a Floresta Amazônica. A COP15 é organizada pelo Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica, pelo Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China e pela Rede de ONGs da China para Intercâmbios Internacionais. O reconhecimento das 22 organizações selecionadas veio após a avaliação de 258 propostas inovadoras, advindas de 196 organizações, distribuídas em 26 países.

Parceria
Fundo_Vale_Newsletter_002_Sinergia
Fundo_Vale_Newsletter_002_Sinergia2

Sinergia – Jornada Amazônia

Nova parceria tem objetivo de fortalecer a bioeconomia da Amazônia

O Fundo Vale acaba de fechar o apoio à Jornada Amazônia, uma iniciativa coordenada pela Fundação CERTI, que busca ativar os ecossistemas de inovação da região. O objetivo é gerar valor econômico para a floresta, por meio do empreendedorismo inovador, através de organização, articulação e conexão entre talentos, empresas e mercado. A primeira iniciativa do programa já selecionou 30 startups para a primeira etapa, na qual irão receber apoio aos seus negócios. A ideia é promover conexões transformadoras para aumentar a competitividade e os impactos positivos destas startups na região amazônica.


Saiba Mais…

O que é…
Neutralidade de Carbono

A neutralidade de carbono ocorre com a redução das emissões através de ações de mitigação e a compensação das emissões residuais por sumidouros naturais e/ou artificiais. A implantação de sistemas agroflorestais (SAF) é considerado um sumidouro natural com uma vantagem adicional para além do sequestro de carbono e combate às mudanças climáticas: pode causar impacto positivo e um aumento na geração de renda dos pequenos produtores.

Fundo_Vale_Newsletter_002_Carbon2
Fundo Vale Indica
RECEITAS DA FLORESTA | EPISÓDIO 1

Receitas da Floresta

Sabe o que gastronomia tem a ver com biodiversidade e conservação ambiental? Tudo! Assista “Receitas da Floresta”, uma websérie apresentada por Kátia Barbosa, renomada chef de cozinha, e Jorge Ferreira, estudioso das PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) da Mata Atlântica. Os dois foram convidados para conhecer os encantos da Reserva Natural Vale, em Linhares (ES), e, juntos, adentraram a floresta em busca de ingredientes para pratos incríveis e muitas histórias.

Novidades do Ecossistema
Fundo_Vale_Newsletter_002_Cafe1
Fundo_Vale_Newsletter_002_Cafe2
Café Apuí ganha nova identidade visual desenhada por Future Brand

O Café Apuí, desenvolvido pela empresa Amazônia Agroflorestal e pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento da Amazônia (Idesam), firmou parceria com a Future Brand, consultoria de branding que promove a transformação de marcas através do propósito e da experiência. A ideia é apresentar a evolução deste café ao mercado brasileiro, destacando suas transformações: criar oportunidades para a comunidade local e reforçar a importância de cuidar da floresta por meio do manejo sustentável (agroflorestal) e do plantio de árvores nativas. A biodiversidade da floresta é a protagonista da nova identidade visual, com destaque à flor Helicônia, ao Buriti e ao macaco Bugio.

Saiba Mais…

Artigos & Publicações
Fundo_Vale_Newsletter_002_Artigos
Programa de Aceleração PPA lança seu “Relatório de Impacto 2020”
Saiba mais sobre os resultados do Programa de Aceleração da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) no recém-lançado “Relatório de Impacto 2020”. A publicação traz um retrato da jornada de aceleração de 2020, que, no contexto da pandemia, precisou se transformar para atender aos negócios e suas demandas. Os diálogos aconteceram por intermédio de encontros virtuais, onde foram discutidas estratégias para promover fortalecimento e resiliência aos empreendedores. Ainda: o programa viabilizou o aporte de capital de giro para oito negócios acelerados em dificuldade na pandemia. Os 12 negócios acelerados receberam investimentos diretos, que totalizaram R$4.430.901,80 – agora fazem parte do portfólio da AMAZ, aceleradora coordenada pelo Idesam e que conta com o Fundo Vale como um dos financiadores fundadores.

Saiba Mais…
Agenda

18 a 20
de outubro

O Fórum Mundial de BioEconomia será sediado no Brasil, mais precisamente em Belém, na capital do Pará, cidade localizada na foz no rio Amazonas. O foco é a troca de experiências sobre o tema por intermédio das particularidades dos territórios, com especial destaque aos ensinamentos de cases no Brasil e no Pará. (Clique aqui)

19 a 20
de outubro 

Participe do 3º Encontro de Governança, da Rede Origens Brasil. (Clique aqui)

26 de outubro 

Reunião da Comunidade de Aprendizagem Latimpacto sobre Mecanismos Financeiros Inovadores. (Clique aqui)

Fundo_Vale_Newsletter_002_Frase
O Fundo Vale tem como prioridade assegurar a proteção e a privacidade de seus dados, por isso, reforçamos nossos compromissos quanto à coleta, armazenamento, formas de tratamento e compartilhamento de seus dados pessoais, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei 13.709/2018). 
 
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails