Espaço colaborativo, apoiado pelo Fundo Vale, marca uma nova fase para inovação, bioeconomia e empreendedorismo na Amazônia

Na primeira semana de julho, foi inaugurada em Belém a Casa Cubo Amazônia, espaço colaborativo criado pelo Cubo Itaú para fortalecer a inovação e o empreendedorismo no coração da maior floresta tropical do mundo. Com o Fundo Vale entre os patrocinadores, a Casa surge como um novo ponto de conexão entre o ecossistema amazônico, empresas, startups e investidores de diversas regiões do Brasil, tendo como principal propósito impulsionar o desenvolvimento sustentável e a bioeconomia na Amazônia.
A inauguração foi marcada pelo evento Imersão Amazônia ao Cubo, iniciativa realizada pelo Cubo ESG, com patrocínio do Fundo Vale, Itaú Unibanco, NTT DATA, Saint-Gobain e Ambipar. Cerca de 45 convidados participaram da programação, entre representantes de grandes corporações, lideranças locais, membros de startups e investidores, todos reunidos com o objetivo de promover discussões fundamentais sobre inovação orientada à floresta, valorização dos recursos naturais e estímulo ao empreendedorismo regional.
A programação da imersão incluiu uma visita ao parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia em construção em Belém e uma visita técnica ao Instituto Tecnológico Vale (ITV), onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer projetos em andamento e explorar oportunidades de parcerias estratégicas. No ITV, o grupo acompanhou apresentações sobre projetos institucionais e destaques de iniciativas em andamento, abordando oportunidades de colaboração em áreas-chave, como inteligência artificial aplicada à Amazônia, uso sustentável dos recursos naturais e inovação em agricultura tropicalizada.

“A imersão foi uma oportunidade estratégica para o fortalecimento de relações, geração de aprendizados práticos e estímulo a conexões com soluções inovadoras, alinhadas aos desafios e oportunidades da região”, comentou Márcia Soares, gerente de Amazônia e Parcerias do Fundo Vale.
Para Giovana Serenato, responsável pela da área de Inovação do Fundo Vale, a ampliação do engajamento do Fundo com o Cubo ESG, por meio do patrocínio da Casa Cubo Amazônia, “representa a consolidação de mais um espaço dedicado ao fortalecimento da inovação e do empreendedorismo na região. O Fundo Vale terá protagonismo e participação ativa, ao longo do ano nesse espaço, fortalecendo ainda mais sua atuação no ecossistema de inovação da Amazônia por meio de suas conexões estratégicas e oportunidades de desenvolvimento de negócios!”.