28/10/25

 Uplink celebra novo grupo de investidores selecionados 

A UpLink — plataforma de inovação aberta do Fórum Econômico Mundial — anunciou os vencedores do Desafio Nature Returns Investor Challenge, realizado em colaboração com a Mercuria e seu veículo de investimento Silvania, que reconhece fundos de impacto de todo o mundo comprometidos com a construção de uma economia positiva para a natureza. A iniciativa promove a integração entre capital, inovação e territórios, fortalecendo um novo ecossistema global de investidores voltados a soluções climáticas, regeneração da biodiversidade e segurança hídrica. 

O Fundo Vale, Ecossystem Partner do UpLink e Top Investor da UpLink, participou do processo de seleção e integra o grupo global que apoia novas teses de investimento em capital natural, conectando retorno financeiro e impacto socioambiental positivo.  

“O desafio mostra como o investimento de impacto vem se consolidando como um caminho viável para gerar benefícios econômicos, ambientais e sociais. O movimento global por uma economia regenerativa ganha novo impulso com esse grupo de investidores comprometidos com resultados concretos para as pessoas e para o planeta”, destaca Gustavo Luz, diretor do Fundo Vale. 

Os vencedores, revelados durante a New York Climate Week, foram reconhecidos como UpLink Top Investors e passam a integrar o ecossistema global de inovação do Fórum Econômico Mundial. Além da distinção, os selecionados terão acesso a eventos internacionais, redes estratégicas de colaboração e oportunidades de visibilidade, ampliando sua capacidade de atuação no campo das finanças sustentáveis.  

O desafio tem como meta reposicionar a natureza como um ativo econômico legítimo, atraindo capital privado para a regeneração ambiental e estimulando a transição para uma economia regenerativa e equitativa. 

Conheça os vencedores:  

Carbon13: enfrenta a crise climática por meio do apoio a startups baseadas na natureza, com potencial para reduzir as emissões de CO₂ em pelo menos 10 milhões de toneladas por ano. A Nature HQ atua como uma empresa de capital de risco sediada no Reino Unido. 

Cool Climate Collective: foca em identificar gargalos e lacunas de mercado onde novas tecnologias climáticas, modelos de negócio inovadores e abordagens sistêmicas possam gerar um impacto exponencial. 

Earth Venture Capital: investe em startups de tecnologia climática de alto crescimento que utilizam soluções digitais para impulsionar a descarbonização. 

Impact Bank: oferece serviços financeiros digitais — desde soluções bancárias até crédito e ferramentas de mensuração de impacto — voltados para pequenas e médias empresas com foco em impacto no Brasil. 

Mana Impact: atua na interseção entre finanças sustentáveis, resiliência climática e soluções baseadas na natureza, com um histórico sólido de direcionamento de capital privado para a restauração de ecossistemas. 

Natural Capital: pioneira de um novo modelo que combina capital filantrópico e comercial para financiar a proteção de áreas selvagens em grande escala na África. 

Peak Sustainability Ventures: trabalha em parceria com fundadores para aplicar tecnologias hídricas com potencial de escalabilidade global às necessidades e desafios específicos do mercado indiano. 

Wellers Impact: libera o potencial de empresas pouco atendidas que oferecem soluções inovadoras para o setor hídrico, ao mesmo tempo em que geram retornos financeiros em níveis de mercado.