30/09/25

Debate reuniu diversos atores estratégicos para impulsionar investimentos na região 

Com foco no desenvolvimento rural sustentável e na promoção de soluções concretas para a bioeconomia amazônica, o “III Diálogo Técnico Regional Bioeconomia Amazônica e Transformação Rural Inclusiva” reuniu, de 2 a 4 de setembro de 2025, em Manaus (AM), representantes de oito países amazônicos, lideranças indígenas, organizações internacionais e instituições financeiras estratégicas. Entre os destaques esteve o Fundo Vale, que reforçou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia ao participar ativamente das discussões sobre bioeconomia e transformação rural inclusiva, no painel “Alianças Intersetoriais para o fomento da sociobioeconomia amazônica”. 

“Acreditamos que é por meio da colaboração entre governos, setor privado, organismos multilaterais e as comunidades locais que conseguiremos construir soluções sustentáveis e de longo prazo para a região. O Fundo Vale coloca à disposição do ecossistema Panamazônica a experiência e as lições aprendidas nos temas de fortalecimento das cadeias produtivas da sociodiversidade, apoio a negócios que valorizam a floresta preservada, economia regenerativa e acesso a capital catalisador”, destacou Liz Lacerda, da área de Amazônia e Parcerias do Fundo Vale. 

Integrando a Semana da Amazônia, o evento — organizado pelo Governo do Brasil e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) — traçou um panorama de como conciliar produção agrícola, segurança alimentar e preservação dos territórios. 

O evento também contou com a presença do Banco do Brasil, World Resources Institute (WRI), ZTE, INCA Terra, lideranças de povos indígenas e comunidades tradicionais, além de representantes governamentais de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Suriname e Venezuela. A partir da estratégia regional amazônica de segurança alimentar, aprovada pela Declaração de Bogotá, e da iniciativa Amazônia Mão a Mão, foram identificados casos concretos de bioeconomia em nível nacional, reforçando o papel de instituições como o Fundo Vale na construção de soluções integradas para a região.