29/07/25

 Foco da imersão foi o papel das cadeias produtivas na conservação da floresta e no fortalecimento das economias locais da sociobiodiversidade 

Entre os dias 5 e 10 de julho, jornalistas participaram de uma expedição imersiva à Reserva Extrativista (Resex) Ituxi, promovida pelo Sustenta.Bio, projeto realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundo Vale, com apoio de organizações parceiras locais. O objetivo foi ampliar o conhecimento sobre as cadeias produtivas das comunidades tradicionais amazônicas e o papel fundamental do manejo sustentável de recursos naturais para a conservação da biodiversidade e da promoção do bem viver em áreas protegidas. 

A Reserva Extrativista Ituxi é uma Unidade de Conservação federal criada em 2008, com mais de 770 mil hectares de floresta amazônica preservada. Localiza-se no município de Lábrea, no sul do Amazonas, na fronteira do arco do desmatamento entre os estados do Amazonas, Acre e Rondônia. A Resex está inserida em um contexto estratégico de conservação, rodeada por outras áreas protegidas, como cinco Terras Indígenas, uma Floresta Nacional e um Parque Nacional. 

Seu modelo de gestão combina a proteção da biodiversidade com a valorização dos modos de vida tradicionais. Na Resex vivem cerca de 600 pessoas, organizadas em mais de 10 comunidades, que desenvolvem atividades sustentáveis como o manejo de pirarucu, a coleta de castanha, extração de óleo de copaíba, cultivo de mandioca e a produção de farinha, além da proteção de quelônios e sistemas agroflorestais. 

A Resex enfrenta desafios associados ao avanço da pecuária, do agronegócio e da extração ilegal de madeira, além das pressões das mudanças climáticas. Nesse contexto, é uma estratégia central de conservação e desenvolvimento,promovendo alternativas econômicas que aliam benefícios ambientais, sociais e econômicos. 

“Visitamos comunidades, acompanhamos de perto o manejo sustentável dos recursos naturais e participamos de rodas de diálogo sobre desafios e oportunidades locais. As atividades permitiram aos jornalistas conhecerem experiências de organização comunitária, beneficiamento de produtos, governança participativa e fortalecimento das cadeias produtivas da sociobiodiversidade”, relatou Márcia Soares, gerente de Amazônia e Parcerias do Fundo Vale.  

Colaboraram para a imersão as organizações: Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM), Instituto Desenvolver, Associação dos Produtores Agroextrativistas da Reserva Ituxi (APADRIT) e Associação de Moradores da Reserva Ituxi (AMARI). 

Conheça aqui o Programa Sustenta.Bio – Aliança pelo fortalecimento das economias da sociobiodiversidade em áreas protegidas.