24/04/23

Faça o download do levantamento “Caminhos para a Amazônia“, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), realizado pelo Quintessa, que mapeou iniciativas que atuam no desenvolvimento, investimento e financiamento de organizações de impacto socioambiental positivo na Amazônia brasileira.

Em 2022, o Fundo Vale foi uma das instituições mapeadas pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), em um levantamento com 62 instituições (entre fundações, empresas, organizações da sociedade civil, programas, institutos de pesquisa, universidades e outros) que, por meio de 66 iniciativas diferentes, têm fortalecido o ecossistema de inovação e impacto socioambiental positivo nos estados da Amazônia Legal.

O objetivo é contribuir com a evolução desse ecossistema ao dar visibilidade para as diferentes iniciativas já existentes, explorando seus diferenciais, tipos de suporte oferecidos, níveis de investimento e financiamentos que vêm sendo direcionados para a Amazônia. Não menos importante, deseja facilitar a conexão entre a população empreendedora e os programas e projetos que podem apoiá-la. Destaques do Mapeamento ‘Caminhos para a Amazônia: Iniciativas de apoio a organizações de impacto’ segundo a PPA:

  • 90% das 66 iniciativas mapeadas foram fundadas nos últimos 12 anos, o que denota um ecossistema ainda em amadurecimento e estruturação.
  • 72% das organizações que inscreveram propostas são lideradas por mulheres.
  • 67% consideram questões de gênero prioritárias para avaliação e mensuração do seu portfólio.
  • Quanto aos tipos de suporte fornecidos, o foco está no desenvolvimento em gestão, conexão e capacitação das organizações.
  • 45% das iniciativas não possui expectativa de retorno financeiro, sendo metade delas ofertadas de forma gratuita.
  • Em relação ao público beneficiário, há forte interesse em organizações do terceiro setor ou de base comunitária (77% das iniciativas), com olhar para populações indígenas ou extrativistas (64 das 66 iniciativas).

A ação é uma iniciativa da PPA, em parceria com USAID/Brasil e Aliança Bioversity/CIAT. O mapeamento foi organizado com apoio da Amazon Investor Coalition (AIC), da Fundação CERTI e do programa Partnerships for Forests (P4F), financiado pelo governo do Reino Unido. Como realizador, contou com o Quintessa, aceleradora de impacto de referência no setor.