Criado pela Vale em 2009, o Fundo Vale é uma associação sem fins lucrativos com o título de Organização da Social Civil de Interesse Público (Oscip). Seus mantenedores atuais são a Vale S.A. e a Companhia Portuária da Baía de Sepetiba (CPBS).

Sua governança conta com um órgão deliberativo e dois de aconselhamento, além de uma diretoria, que atuam de forma coordenada. Seus comitês de aconselhamento – Comitê de Parceiros e Comitê Consultivo – auxiliam o Fundo Vale a se conectar com os principais temas da sustentabilidade e tendências globais, que se somam à rica experiência acumulada por suas iniciativas, em nível territorial.

governanca

Assembleia Geral

Órgão soberano do Fundo Vale, é constituído pelos membros associados, que são divididos em duas categorias: os Fundadores-Mantenedores e os Mantenedores. Cada um deles tem direito a um voto. Suas competências são eleger e dar posse aos membros dos demais conselhos e comitês da governança, aprovar regimentos internos, orçamentos, gastos e atividades.

 

Conselho Gestor

Constituído por no mínimo três e no máximo cinco membros efetivos e seus suplentes com mandato de três anos, eleitos pela Assembleia Geral, tem a função de propor à Assembleia Geral traçar as regras de administração, aprovar adoção e normas e medidas necessárias ao melhor desempenho do Fundo, examinar orçamentos e balanços anuais, bem como aprovar as parcerias e iniciativas desenvolvidas pelo Fundo Vale. Além disso, aprova e acompanha o plano de trabalho anual da organização.

 

Membros do Conselho Gestor:

Titulares: Luiz Eduardo Lopes (presidente), Regina Bronstein (vice-presidente), Rodrigo Dutra Amaral, Luiz Gustavo Gouvêa e Paulo Henrique Soares.

Suplentes: Salma Ferrari (Presidente), Vitor Cabral, Rodrigo Lauria e Mirka Scherck.

 

Conselho Fiscal

Órgão de funcionamento permanente de fiscalização da administração contábil-financeira e de controle interno da Associação, sendo composto por três membros efetivos e seus respectivos suplentes, todos eleitos pela Assembleia Geral.  Os membros do Conselho Fiscal exercem suas funções por um período de um ano, podendo ser reeleitos.

 

Membros do Conselho Fiscal:

Titulares: Dioni Brasil, Ênio Stein e Ana Demillecamps.

Suplentes: Bruno Moraes, Benjamim Moro e Luiz Carlos dos Santos.

 

Comitê de Parceiros

É formado pelas lideranças das organizações que têm vínculo ativo com o Fundo Vale. Como órgão de aconselhamento, traz para a organização contribuições externas do ponto de vista de quem conhece o modelo de trabalho da organização e territórios de atuação do Fundo, a partir das experiências desenvolvidas pelas iniciativas apoiadas.

 

Membros do Comitê de Parceiros: André Villas-Boas (ISA), Beto Verissimo (Imazon), Carlos Koury (Idesam), Juliana Strobel (Fundação Avina), Claudio Pádua (IPÊ), Renato Farias (ICV), Ary Mergulhão (Unesco), Maria José Gontijo (IEB), Mauricio Voivodic (Imaflora), Michael Jenkins (Forest Trends), Iran Paz Pires (IFT), Sérgio Guimarães (ARA) e Vasco Roosmalen (Ecam).

 

Comitê Consultivo

Formado por pessoas com grande experiência e reconhecimento na área socioambiental, sem vínculo com o Fundo Vale ou seus mantenedores. Acrescentam um olhar mais amplo sobre tendências do setor.

 

Membros do Comitê Consultivo: Adriana Moreira, Jorge Madeira Nogueira, Ludovino Lopes, Manoel Serrão, Mary Alegretti, Miguel Milano e Rita Mesquita.

 

Diretoria

É eleita pela Assembleia Geral e composta por três membros com mandatos tem duração de três anos, permitida a reeleição.  Compete à Diretoria elaborar, coordenar, promover e controlar a execução dos projetos e do programa anual de atividades aprovadas pelo Conselho Gestor; elaborar o relatório de atividades e o relatório econômico-financeiro e o respectivo demonstrativo de resultados; planejar e submeter ao Conselho Gestor a proposta anual de atuação da entidade; reunir-se com instituições públicas e provadas para mútua colaboração em atividades de interesse comum.

 

Membros da diretoria:

Diretora-Presidente: Gleuza Jesué

Diretora Executiva: Regina Bronstein

Diretora de Operações: Patrícia Daros