08/09/23

A equipe do Fundo Vale participou da Conferência da Latimpacto – Impact Minds: Standing Together, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 27 e 30 de agosto, bem como de encontros de articulação paralelos ao evento, organizados por entidades importantes para a agenda do Fundo Vale. Márcia Soares, líder de parcerias do Fundo Vale, ainda fez parte da mesa “A fronteira da bioeconomia e as oportunidades na Pan-Amazônia”, que discutiu experiências que vêm dando certo na região.  

O evento reuniu quase 700 representantes de organizações filantrópicas, fundos de fomento e investimento, organismos públicos, empresas, bancos de desenvolvimento — nacionais e internacionais — e promoveu encontros com líderes do ecossistema de impacto. O objetivo era avançar em novos aprendizados e romper fronteiras em investimentos estratégicos, além de promover propostas e alianças inovadoras para atrair mais capital para a América Latina e o Caribe. O Fundo Vale foi um dos patrocinadores do evento.

A conferência também disponibilizou seis visitas de aprendizagem para conhecer projetos socioambientais, espaços de compartilhamento e workshops que promoveram conexões e conhecimento aos mais de 350 participantes de 26 países, representando mais de 190 organizações.

Ao todo, foram 120 palestrantes internacionais que discutiram os seguintes temas: educação, impacto corporativo e ESG (Meio ambiente, social e governança, na sigla em inglês), inclusão racial, de gênero e de pessoas com deficiência, apoio não financeiro, medição de impacto, finanças inovadoras, migração, mudanças climáticas com foco particular na Amazônia, colaboração em rede, contínuo de capital, venture philanthropy e investimento de impacto. 

Foram realizados 5 painéis de impacto, 20 sessões de sharing collective, 16 palestras, 9 oficinas, 8 jornadas de aprendizado, lançamento de um estudo família, 5 pitches de catalytic deal share (compartilhamento de negócio catalítico, em tradução livre) e 10 para investidores, além de um prêmio de empoderamento das mulheres oferecido pela Fundação Bayer.  

“Foi um evento incrível que movimentou o ecossistema de impacto. Há muito tempo não víamos tantas organizações se articulando em torno de um tema”, avalia Márcia. “E o fato de ter acontecido no Brasil acabou movimentando muito o nosso ecossistema, mas foi muito além, trouxe representantes da América Latina toda e de organizações de outros continentes atuantes na agenda de venture philanthropy.”

O Fundo Vale é membro-fundador da Latimpacto, uma rede irmã de associações de venture philanthropy da Europa, Ásia e África. Além de financiar parte das ações da rede no Brasil, tem tentado influenciar a agenda de Floresta e Clima. Por isso, foi criada a frente de Pan-Amazônia na rede, que já realizou um estudo de bioeconomia, imersões e rodas para troca de conhecimentos e de experiências na Amazônia como um todo. E, desde o ano passado, a Latimpacto vem negociando um Fundo Verde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com foco em bioeconomia. 

“O evento ajudou a fortalecer laços de confiança, trocar de experiências entre as organizações, ampliar o networking, conhecer outros exemplos e projetos realizados em outras regiões da América Latina”, completa Márcia.