14/03/24

Com apoio do Fundo Vale, os resultados de recuperação de áreas em biomas brasileiros da Meta serão contabilizados na iniciativa global 1t.org

A Vale, por meio da sua Meta Florestal 2030, compromisso voluntário coordenado pelo Fundo Vale e pela Reserva Natural Vale de proteger e recuperar 500 mil hectares no Brasil, foi convidada pelo Fórum Econômico Mundial para integrar a iniciativa ambiental da organização 1 Trillion Trees (1t.org), a qual tem a missão de mobilizar a comunidade global para conservar, restaurar e cultivar um trilhão de árvores até 2030. 

Conservar e recuperar florestas são medidas essenciais para combater a crise climática e o colapso da biodiversidade. Desenvolvido para apoiar a Década da Restauração dos Ecossistemas da ONU, o 1t.org promove o engajamento de corporações ao redor do mundo no apoio ao movimento global de restauração ambiental, de forma alinhada ao Acordo de Paris, inspirando inovação e empreendedorismo para o meio ambiente. Além disso, facilita o compartilhamento de conhecimento entre pares corporativos, promovendo aprendizado em diferentes regiões do planeta. 

“A Meta Florestal 2030 da Vale está totalmente alinhada aos objetivos do 1t.org, principalmente porque tem o diferencial de promover a conservação de florestas e a restauração de áreas, ao mesmo tempo em que estimula negócios inovadores com impacto social. Esse aspecto é fundamental para garantir que os modelos propostos sejam viáveis e as soluções se sustentem a longo prazo”, ressalta Juliana Vilhena, gerente de Estratégia, Gestão e Impacto do Fundo Vale. 

O Fundo Vale idealizou o modelo de trabalho atual da frente de recuperação (100 mil hectares) da Meta Florestal 2030 da Vale, através do qual promove o desenvolvimento e o fortalecimento de negócios agroflorestais, a recuperação de áreas através de sistemas produtivos biodiversos, e apoia a criação de instrumentos financeiros para facilitar o acesso a recursos e mercados para negócios de impacto que valorizam a floresta em pé. Isso envolve catalisar investimentos híbridos (blended finance), por meio de recursos públicos, privados e filantrópicos, e estabelecer parcerias com off-takers do mercado, visando a recuperação ambiental em grande escala, e assim, potencializar uma economia mais justa.