Portfólio
Contamos com diferentes negócios no nosso portfólio:
A Meta Florestal 2030 é o compromisso voluntário da Vale de atuar na proteção e recuperação ambiental de 500 mil hectares além das obrigações legais e das fronteiras operacionais da empresa até o final da década. A iniciativa nasceu como resposta à emergência climática e está alinhada a outra ambição da companhia: tornar-se carbono neutra até 2050.
Esse avanço demonstra a maturidade da estratégia e reforça o potencial transformador da atuação do setor privado na agenda de floresta e clima. Além dos hectares cumpridos, a iniciativa promoveu instrumentos financeiros inovadores e consolidou uma ampla rede de parceiros comprometidos em fortalecer o impacto socioambiental positivo e impulsionar resultados em múltiplas frentes estratégicas.
Entre os resultados estão o fomento a negócios sustentáveis em sistemas agroflorestais e outras soluções regenerativas; recuperação e proteção do solo, da biodiversidade e de serviços ecossistêmicos; o sequestro e fixação do carbono no solo; a geração de trabalho e renda; a formação e qualificação profissional; o fortalecimento de cadeias produtivas da bioeconomia; a integração entre conhecimentos tradicionais e científicos; e a produção de conhecimento e inovação voltados à sustentabilidade das próximas gerações.
Gerenciada pela Reserva Natural Vale (RNV) e pela Diretoria de Soluções Baseadas na Natureza da Vale, a estratégia de proteção de 400 mil hectares até 2030 envolve parcerias com órgãos ambientais para apoiar Unidades de Conservação em regiões prioritárias, selecionadas com base em critérios sociais, ambientais e econômicos. Essa atuação integrada permite:
A estratégia contribui diretamente para o alcance do Marco Global da Biodiversidade, que visa proteger 30% das áreas naturais até 2030
A estratégia de geração de créditos de carbono de impacto da Meta Florestal 2030 integra conservação ambiental e desenvolvimento social, promovendo a proteção e de florestas com benefícios diretos para as comunidades locais.
Por meio dessa abordagem, o Fundo Vale estabeleceu uma parceria com o Grupo Algar, no projeto de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) realizado na Fazenda Pacajá, no norte do Pará.
O projeto conta com dupla certificação: o Verified Carbon Standard (VCS), referência internacional em qualidade para mensuração de carbono, e o Social Carbon. As certificações exigem que os projetos comprovem impacto socioambiental, incluindo distribuição justa de benefícios, respeito aos direitos humanos e valorização das comunidades vizinhas.