10/08/22
Plataforma digital “Investir com Impacto” visa contribuir com informações sobre oportunidades de investimento no setor

A Aliança Pelos Investimentos e Negócios de Impacto, comprometida com a transformação socioambiental positiva e que tem o Fundo Vale como parceiro estratégico, lançará, até outubro deste ano, a plataforma digital Investir com Impacto.

A ferramenta tem como objetivo contribuir na resolução da falta de informações qualificadas sobre oportunidades de investimento de impacto para pessoas que buscam oportunidades para investir com propósito no Brasil. As informações serão liberadas para qualquer interessado – será feito um cadastro apenas para quem deseja receber mais informações sobre o assunto.

A plataforma também oferecerá conteúdos educativos para quem quer saber mais sobre oportunidades de investimento de impacto e reunirá informações sobre os fundos de investimento de impacto disponíveis, as principais plataformas de financiamento coletivo e outras oportunidades disponíveis no mercado. Assim, potenciais investidores poderão fazer buscas e se conectar com quem oferta oportunidades de investimento.

A Aliança pelos Investimentos de Impacto, que tem apoio do Fundo Vale, será responsável por atualizar e manter a ferramenta. Na rodada de lançamento, as organizações serão convidadas a compor a plataforma a partir de um mapeamento prévio feito pela Aliança sobre as oportunidades disponíveis no Brasil.

Também será disponibilizado um canal de contato para outras organizações ofertantes de produtos financeiros de impacto que queriam integrar a plataforma. As organizações interessadas devem atender a três critérios: ter uma tese/objetivo explícito de gerar impacto socioambiental mediante apoio a negócios de impacto de acordo com os critérios da Aliança e uma expectativa de retorno Financeiro; ter práticas de mensuração do impacto gerado; e ter práticas de divulgação de informações de forma transparente para investidores e público.