10/08/22
A Camta, um dos negócios pré-selecionados para avaliação de investimento e participação no portfólio da Meta Florestal Vale 2030, é uma cooperativa da agroindústria de polpas de frutas (Crédito: Divulgação – site)


Dos 69 inscritos no Mapeamento de Negócios Agroflorestais do Brasil, realizado pelo Fundo Vale, em parceria com a consultoria Palladium, três negócios foram pré-selecionados e podem compor o portfólio da Meta Florestal Vale 2030.

São eles: Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA), de Tomé-Açu (Pará), que comercializa polpas de frutas regionais e produtos derivados naturais; Futuro Florestal, empresa que faz implantação, gestão, consultoria e assessoria florestal de reflorestamento comercial de espécies nativas e exóticas para produção de madeira nobre tropical produzida de forma sustentável; e Radix Investimentos, greentech que combina tecnologia e manejo florestal para oferecer as melhores opções de investimentos verdes.

O mapeamento buscou identificar negócios que pudessem diversificar o portfólio da Meta Florestal Vale 2030. A CAMTA, por exemplo, apresentou grande potencial de impacto social, a Radix por ser um modelo que combina tecnologia e manejo florestal para restauração de áreas degradadas e a Futuro Florestal por ter o foco na silvicultura com uma maior variedade de espécies para reflorestamento, inclusive nativas.

Agora, os negócios passarão por uma análise mais aprofundada para entender seu potencial de crescimento e a capacidade de expansão de suas áreas de reflorestamento nos próximos anos.

Os negócios chegam para diversificar o portfólio da Meta Florestal Vale 2030, buscando potencializar o impacto socioambiental positivo atual.

O valor a ser potencialmente investido pelo Fundo Vale nos negócios que forem aprovados ao final dependerá da capacidade operacional demonstrada em termos de área recuperada. A ideia é fazer uma etapa de teste de modelo com expansão entre 30 e 100 hectares.

O processo de avaliação de novos negócios é composto por várias etapas – do compliance à análise financeira, passando por questões técnicas e de gestão do negócio. Ele é realizado por um comitê com profissionais da Vale e de parceiros do Fundo Vale.

Os pré-selecionados já passaram por um “pitch day” com avaliação de Comitê (apresentação rápida de uma ideia, um produto ou um serviço) e todos os participantes dessa etapa receberam uma avaliação com comentários e sugestões dos avaliadores.

Todos os negócios avaliados mapeados, ainda que não pré-selecionados neste momento, passam a integrar o “Mapeamento de Negócios Agroflorestais do Brasil: Aproximação das iniciativas de arranjos produtivos escaláveis com o Fundo Vale”, uma base de dados de negócios desse ecossistema no Brasil.

Conheça mais sobre os negócios que seguirão em análise: Radix, Futuro Florestal e Camta