10/08/22

A Vale patrocinou a última edição do Fórum Amazônia Sustentável, realizado em Alter do Chão (PA) de 6 a 8 de julho. Participou do evento a líder de parcerias do Fundo Vale, Márcia Soares, que se reuniu a representantes de organizações da sociedade civil, do setor privado e lideranças indígenas, ribeirinhas, quilombolas e trabalhadores rurais na busca por uma resposta às constantes ameaças à integridade do bioma amazônico e de seus povos.

O Fundo Vale tem como território prioritário de atuação a Amazônia e, nele, o tema de bioeconomia, que foi um dos assuntos discutidos no encontro. “Estar atualizado sobre as tendências e discussões do setor, fazer conexões para estabelecer parcerias e conhecer os atores que estão em campo trabalhando pela sustentabilidade dos territórios é parte do modelo operacional e princípios de atuação do Fundo Vale”, afirma Márcia.

O fórum teve três focos: proteção e segurança da floresta, dos territórios e dos povos e comunidades amazônicas; fortalecimento da sociobioeconomia e manutenção da floresta; e construção de um posicionamento comum nas eleições de 2022. 

Márcia destaca como principal aprendizado do evento, as várias apresentações sobre o atual contexto da Amazônia, especialmente porque o bioma enfrenta vulnerabilidade. Também ressalta a presença de lideranças, especialmente as de povos indígenas. “Apesar de um momento crítico, todos acreditam no potencial da bioeconomia como uma alternativa estratégica para conservação da floresta, mas também veem necessidade de se fortalecer espaços de troca e colaboração.”

O diferencial do evento, aponta a líder de parcerias do Fundo Vale, foi a retomada do fórum como um espaço legítimo de diálogo, especialmente, em um momento crítico para a conservação do bioma, cujo ritmo do desmatamento teve aumentos críticos.

“A Vale fez parte do fórum no momento em que ele esteve mais ativo e, agora, está apoiando sua retomada”, diz. “A empresa acredita que o diálogo com diferentes atores é parte fundamental de uma construção colaborativa em torno de causas comuns na agenda de sustentabilidade.”