10/08/22
Crédito: Alex Pazuello

Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, Manaus foi palco da ExpoAmazônia BIO&TIC 2022, um dos maiores eventos de bioeconomia e tecnologia da informação e comunicação da região Norte.

Patricia Daros, diretora do Fundo Vale, participou do painel “Capital filantrópico e investimento de impacto: visão de futuro para a bioeconomia da Amazônia”, junto com Lucas Scarascia, do Fundo JBS pela Amazônia, e Julio Salarini, do BNDES, com facilitação de Marcos Dá-Ré, da Fundação Certi.

O evento teve mais de 15 mil visitantes, incluindo integrantes do ecossistema empreendedor local e convidados nacionais e internacionais. Os participantes fizeram exposição de seus produtos e debateram soluções economicamente viáveis para a Amazônia Legal.

A ExpoAmazônia contou com mais de dez trilhas com temas como a Cadeia de valores em bioeconomia, oportunidades de negócios, biotecnologia de alto valor adicionado para a Amazônia, a Zona Franca Digital e suas tecnologias de vanguarda e a Indústria 4.0, entre outros. Todas as trilhas contaram com palestras voltadas ao debate para trazer à luz assuntos de interesse para os ecossistemas de bioeconomia e de tecnologia da informação e comunicação da região.

Crédito: Carolina Ramirez

Com uma programação diversificada, o público participou do “Amazon Code Challenge”, atividade que permitia ao participante mostrar habilidades para resolver problemas computacionais. Outro espaço importante foi a “Arena Business Sebrae”, para empreendedores em busca de soluções para seu negócio. Já as crianças e os adolescentes ganharam o espaço “Makers & Kids” para aprender a cultura maker, baseada na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos com as próprias mãos.

A ExpoAmazônia envolveu todo o ecossistema de inovação – governo, academia e empresas – tornando-se um espaço de networking e geração de negócios. O evento foi realizado pela Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Mais informações em expoamazonia.com