08/06/22

A equipe do Fundo Vale foi convidada para colaborar na 23ª edição do Relatório do Ambiente de Negócios da América Latina, publicado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida.

O artigo mostra como o Fundo Vale desenvolveu e está implementando as estratégias com foco em impacto socioambiental para o cumprimento da Meta Florestal Vale 2030. Também destaca o apoio ao desenvolvimento de negócios ligados à floresta e ao clima, a partir do compromisso assumido pela Vale de proteger e recuperar 500 mil hectares de área no período.

A publicação reúne uma coleção de experiências e perspectivas sobre o papel das comunidades no desenvolvimento sustentável, oportunidades e salvaguardas necessárias para que empresas privadas colaborem com as comunidades e a importância de uma perspectiva ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês).

Todos os outros casos apresentados incluem parcerias significativas entre produtores comunitários e empresas privadas e reúnem os pontos fortes do Centro Latino-Americano de Negócios, Conservação e Desenvolvimento Tropical e Práticas de Desenvolvimento.

O público-alvo do relatório são empresários e investidores latino-americanos e norte-americanos que já investem ou podem vir a fazer negócios na região. Uma forma de apelo para que contribuam na construção de futuros inclusivos e ecologicamente sustentáveis na América Latina e para uma recuperação pós-Covid verde e equitativa no continente.

Confira aqui o relatório completo.