08/06/22

Após dois anos de criação da rede Latimpacto, que tem o Fundo Vale como um de seus membros fundadores, foi realizada entre os dias 24 e 27 de abril sua primeira conferência. O evento, presencial, aconteceu na histórica cidade de Cartagena (Colômbia) e reuniu mais de 350 participantes de 25 países, incluindo fundos de impacto, fundações, family offices, empresas, entre outros. A delegação brasileira foi uma das maiores, com mais de 50 participantes.

A líder de parcerias do Fundo Vale, Márcia Soares, foi uma das conferencistas do painel “Impact Minds: Standing Together” (em português, Mentes de Impacto: Permanecendo Juntos) e participou da mesa de lançamento da publicação sobre Ação Climática e Conservação na América Latina, que contou com o apoio do Fundo Vale. Junto com Juan David Ferreira e Greta Salvi, da Latimpacto; Nathalie Gil, da GIZ; Ana Carolina Szklo, da Humanize; e Ana López, da CI Ventures, Márcia falou sobre o engajamento do setor privado nos compromissos de redução de emissões de carbono aliado a uma agenda de impacto socioambiental positivo.

“No Fundo Vale temos atuado em uma lógica que chamamos de ‘Carbono de Impacto’, buscando conectar os compromissos de sustentabilidade de nossa mantenedora nos temas de recuperação de áreas e proteção florestal ao desenvolvimento de negócios de impacto agroflorestais que ajudem a melhorar as condições de vida das populações locais”, diz.

Para Marcia, o relatório sobre clima e conservação tem o papel de chamar atenção para a agenda das mudanças climáticas. “Há muitas oportunidades a serem desenvolvidas no tema, mas ainda há um longo caminho a ser construído.”

A conferência foi um momento de reconexão e inspiração para quem já atua no tema, após um período de eventos apenas online, por conta da pandemia de Covid-19. Por isso, foram valorizadas as atividades de campo e a troca de experiências entre os participantes. Foram mais de dez visitas a projetos sociais e ambientais, 11 sessões coletivas de compartilhamento sobre migração, gênero, ação climática, primeira infância e medição do impacto social; sete workshops sobre venture philanthropy e financiamento híbrido; uma demo live, onde 11 iniciativas sobre educação, desenvolvimento de ecossistemas e desenvolvimento rural foram apresentadas; e o lançamento do relatório sobre clima e conservação.

“Esta conferência é a primeira do gênero na América Latina. Foi desenhada para que estes investidores se conectassem à realidade das nossas cidades e para avançarem na construção de novas alianças. Na Latimpacto, promovemos conhecimento e conexões para obter melhores resultados por meio de um maior rigor no investimento, gestão, medição e na forma como é feito o acompanhamento não financeiro”, afirma Carolina Suárez, CEO da Latimpacto.

A Latimpacto se propõe a ser um promotor de investimento socioambiental na América Latina. Saiba mais em www.latimpacto.org

Para saber um pouco sobre a conferência: