12/09/23

No dia 03 de agosto, o Fundo Vale reuniu para uma roda de conversas atores (negócios e parceiros) da Meta Florestal 2030 Vale. Primeira edição de uma série já prevista para este ano, o 1º Encontro da Meta Florestal de 2023 – “Melhores práticas em salvaguardas socioambientais” possibilitou a troca de experiências, o fortalecimento do conhecimento e a busca pela melhoria contínua do programa.

O evento contou com 70 participantes e quatro panelistas: Rosa Paes, do Instituto Tecnológico Vale, Renê Medrado, da Pinheiro Neto Advogados, Daniella Macedo, do Imaflora, e Maria José Zakia, da Universidade de São Paulo.   

Eles apresentaram um conjunto de princípios, políticas e procedimentos relativos à proteção e à promoção do bem-estar das pessoas e do meio ambiente, especialmente no contexto de implementação da Meta Florestal. O objetivo era garantir que os projetos sejam desenvolvidos de forma sustentável, respeitando os direitos humanos, a cultura local, a biodiversidade e os ecossistemas naturais.  

  “Os eventos do Fundo Vale são sempre enriquecedores, pois trazem discussões ricas e esclarecedoras”, diz Fabio Bonini, sócio administrador da Caaporã Agrosilvopastoril. “Neste encontro, tivemos apresentações de profissionais com uma boa visão dos nossos negócios, com temas que nos auxiliam no dia a dia, entre eles as salvaguardas e como as verificações de documentos nos ajudam a mitigar riscos do projeto, não sendo realizadas com o objetivo de punir.”

Foram abordados, ainda, temas como o negócio da cacauicultura, a regulamentação da Comissão Europeia, a promoção de trabalho decente (Guia de Boas Práticas) e a adequação ambiental das propriedades.