13/03/24

Fundo Vale, parceiro honorário da iniciativa, participou do evento que reuniu cerca de 20 parceiros históricos deste projeto que virou um negócio

Considerada uma das iniciativas exemplo de bioeconomia da Amazônia, o Café Apuí Agroflorestal reuniu parceiros para compartilhar o panorama geral de suas atividades em 2023 e apresentar suas projeções para 2024. O encontro, ocorrido em 2 de fevereiro, também promoveu uma troca de ideias e experiências visando o aprimoramento dos relatórios e canais de comunicação do projeto.

O Fundo Vale é um dos primeiros parceiros dessa iniciativa. A colaboração teve início em 2012, quando foram iniciados os investimentos no sul do estado do Amazonas, região que integra o conhecido “arco do desmatamento”. Em 2020, o Fundo Vale renovou seu envolvimento com o projeto, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento dos desafios econômicos decorrentes da pandemia da Covid-19 e fornecer suporte para a busca de novos investimentos.

Acompanhamos essa trajetória há 10 anos e vimos um projeto socioambiental virar um negócio de impacto. Temos muito a aprender com essa história, que mostra que não é do dia para a noite que um negócio socioambiental se estrutura”, conta Márcia Soares, gerente Amazônia e Parcerias do Fundo Vale.

O Café Apuí Agroflorestal é uma iniciativa do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), que visa a produção de um café de alta qualidade de forma aliada à conservação da floresta, à recuperação de áreas degradadas e ao desenvolvimento socioeconômico local. 

Além do Fundo Vale, são parceiros colaboradores do negócio ao longo de sua trajetória: Mercado Livre, We Forest, FarmRio, Impact Hub, Pachama, IHSTowers, SBSA, VolCafé, Instituto Chão, Patio Gourmet e Sebrae, entre outros.