Hub de inovação reconhece o engajamento das atividades do Fundo

O Fundo Vale recebeu um reconhecimento no evento do Selo Dourado do Cubo Itaú, em uma premiação no último dia 20 de março, inaugurando a categoria Engajamento, com uma menção honrosa de fomento ao ecossistema. Esta é a primeira vez que o Fundo recebe o Selo Dourado, uma distinção que reconhece as startups, corporações, parceiros e investidores que se sobressaem no ano, por gerar muito mais negócios para todos os atores da inovação aberta.
“Estamos muito felizes com o reconhecimento especial, por parte do Cubo, ao Fundo Vale pelo seu papel no fortalecimento da comunidade de inovação. Essa premiação só reforça nosso compromisso em fomentar e conectar os ecossistemas de inovação, impacto e bioeconomia para catalisar, destravar investimentos e desenvolver negócios que gerem impacto positivo para floresta e clima”, avalia Gustavo Luz, diretor do Fundo Vale.
Considerado o mais relevante hub de inovação e estímulo ao empreendedorismo tecnológico e de inovação da América Latina, o Cubo Itaú é parceiro do Fundo Vale desde 2023. Integrar o hub faz parte da estratégia do Fundo Vale de impulsionar negócios inovadores e soluções para o clima e a floresta.
Ao longo de 2024, o Fundo Vale fomentou de diferentes iniciativas no local, como o Impacto ao Cubo Summit, pelo qual apresentaram resultados e premiaram organizações e pessoas de destaque na pauta sobre floresta e clima; a São Paulo Climate Week, evento do Cubo Itaú que teve como objetivo promover diálogos transformadores para enfrentar a crise climática global; além da Semana da Amazônia, em que o Fundo Vale organizou uma série de iniciativas no local com o objetivo de chamar a atenção da comunidade sobre a importância da maior floresta tropical do mundo.
“As ativações que realizamos na Semana da Amazônia promoveram uma aproximação da comunidade do Cubo com negócios sustentáveis amazônicos. Essa ação proporcionou uma conexão direta com produtos, histórias e iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico da Amazônia de forma responsável e regenerativa. E o reconhecimento do Selo Dourado nos inspira a seguir ampliando essa rede em prol de uma nova economia mais justa, inclusiva e em harmonia com os territórios”, acrescenta Rodrigo Araújo, da área de Inovação do Fundo Vale.
Soluções tecnológicas
Ao fazer parte do Cubo Itaú, o Fundo Vale amplia seu relacionamento com uma comunidade de cerca de 400 startups nacionais e internacionais que desenvolvem soluções tecnológicas para grandes corporações, investidores e parceiros com foco na geração de negócios. O objetivo é atuar como agente dinamizador da pauta de impacto socioambiental positivo dentro do ecossistema de inovação nacional para fortalecer a agenda de Floresta & Clima.
Em 2024, o Cubo Itaú avaliou quatro categorias para reconhecer membros da comunidade com o Selo Dourado. Na categoria de Startups, foram analisados performances, investimento, engajamento e soft landing; em Corporate, engajamento e negócios; em Investor, engajamento; e em Partner, engajamento e negócios.
Vale ingressa no Cubo Itaú
A Vale acaba de oficializar o seu ingresso para o Cubo Itaú, com o objetivo de selecionar startups do portfólio do hub que desenvolvam soluções para desafios específicos da mineração. A iniciativa faz parte da estratégia de inovação da empresa, para trazer mais segurança, eficiência e sustentabilidade para o negócio. O Fundo Vale seguirá como um ativador e fomentador do sistema, levando agendas do tema de soluções baseadas na natureza, como bioeconomia e biodiversidade para o Cubo, enquanto a Vale terá o papel de impulsionar desafios que gerem negócios.