12/03/24

Iniciativa fez parte do programa “Jornada Impacto ao Cubo”, do Fundo Vale em parceria com o Cubo Itaú, que promove uma série de ativações e conexões de negócio para a temática de impacto socioambiental positivo

Em 5 de fevereiro, o Idesam e o Fundo Vale promoveram no Cubo Itaú o evento “Negócios e Investimentos de Impacto em uma Nova Bioeconomia na Amazônia”, com objetivo de posicionar a região como um ativo seguro para investidores interessados em negócios dessa natureza.  A plateia, composta por representantes de startups e organizações da sociedade civil, conheceu objetivos, parceiros e realizações bem-sucedidas do Idesam e, em seguida, o Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), apresentado pelo diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, Carlos Gabriel Koury. A mesa também teve participação de Paulo Alexandre Simonetti, gerente de Inovação em Bioeconomia do Idesam, e mediação da líder de Inovação Socioambiental do Fundo Vale, Giovana Serenato. 

O PPBio foi idealizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e é coordenado pelo Idesam. Possui o propósito de atrair investimentos obrigatórios em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e impulsionar o desenvolvimento de novos produtos, serviços e empreendimentos na área da Bioeconomia Amazônica. O programa já contabiliza R$ 130 milhões investidos, 26 projetos finalizados e, atualmente, possui 34 projetos em execução e mais de 300 oportunidades de negócio disponíveis. 

“O evento superou as expectativas. A plateia estava lotada e até disponibilizamos cadeiras extras para acomodar pessoas que apareceram na hora. A gente vê que a agenda da Amazônia está ganhando cada vez mais relevância. Muitas empresas querem estar lá, mas ainda não sabem como. Nosso papel no Cubo é exatamente esse: conectar startups, corporações, fundos de investimento e parceiros às oportunidades de negócios que são lucrativos, têm impacto social e contribuem para a conservação da floresta”, comenta Rodrigo Araújo, consultor de Inovação do Fundo Vale. 

Para demonstrar os impactos positivos do investimento em bioeconomia pelo PPBio, Josilene Monteiro Jeffres, Cientista Biológica e Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental, compartilhou o estudo de caso da OKA Biotecnologia, coordenado por ela. Com atuação na região Amazônica, a OKA emprega estratégias e soluções inspiradas na natureza para fabricar embalagens biocompostáveis feitas de fécula de mandioca, com ou sem adição de fibras naturais.

O evento também contou com uma participação especial da Enimpacto, que apresentou sua atuação na articulação entre órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil para promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto.

Giovana Gohr Serenato, líder de Inovação Socioambiental do Fundo Vale
Paulo Somonetti, gerente de Inovação em Bioeconomia do Idesam
Carlos Gabriel Koury diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é X61ej_HLE9V5fVLEMoMChJg9Oc7lB-ePCkCpDgQRwvUITdSrZb8kPu_B4-xDohoM8FiQSB_5-n8_u1nNGy4bOmKOJi5jx70oivr_FaeTQXtVnz7HtJrEbe_LuXbCfADRrNG0JD1-7PBZmPVMivCNmw
Jana Silva, Community Manager do Cubo ESG do Cubo Itaú