08/04/24

Alto índice de precisão evidencia a confiabilidade e o potencial da PrevisiA como aliada do poder público para evitar desmatamento ilegal na Amazônia 

A plataforma PrevisiA, desenvolvida pelo Imazon com apoio do Fundo Vale identificou que cerca de 5 mil km² na Amazônia estão sob risco médio, alto ou muito alto de desmatamento em 2024. Utilizando inteligência artificial, a plataforma prevê risco de desmatamento ilegal por meio de uma análise detalhada de diversas variáveis, como o histórico de desmatamento, a presença de estradas legais e ilegais, proximidade com áreas protegidas, cursos d’água, topografia, infraestrutura urbana e informações socioeconômicas.  

Em relação aos dados do calendário do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon, que registrou 6.448 km² de desmatamento entre agosto de 2022 e julho de 2023, a PrevisiA obteve uma assertividade de 70% ao prever áreas de risco. Este alto índice de precisão evidencia a confiabilidade e o potencial da tecnologia no combate ao desmatamento. Em conjunto com políticas públicas eficazes contra o crime ambiental, a plataforma se consolidará como uma grande aliada na preservação da floresta amazônica e na mitigação da crise climática. 

Atualmente, o Fundo Vale é o principal parceiro da iniciativa, por meio de cooperação técnico-financeira. Lançada em 2021, a plataforma já é reconhecida como uma solução inovadora de alto impacto, disponibilizada gratuitamente para servir como um recurso efetivo no combate ao desmatamento. A PrevisiA tem atraído a atenção dos Ministérios Públicos dos estados da Amazônia, especialmente do Pará, que solicitou a elaboração de protocolos de ação para o combate ao desmatamento com base nos dados levantados pela plataforma.  

“O Ministério Público do Pará e o Imazon têm um acordo de cooperação técnica que busca aumentar a efetividade e acurácia técnica nas ações de combate ao desmatamento. Considerando que o estado do Pará tem cerca de 70% dos municípios considerados críticos pela Portaria GM/MMA nº 834, então a PrevisiA se torna, cada vez mais, uma ferramenta de apoio fundamental para elaboração de planos de ação mais assertivos. É um suporte importante para ajudar os órgãos de comando e controle a agirem preventivamente, evitando os danos ambientais” explica Liz Lacerda, da área de Parcerias e Fomento do Fundo Vale.  

Pará tem 38% das florestas em situação de risco 

Dados do PrevisiA mostram que entre os estados da Amazônia Legal, o maior desafio para evitar o desmatamento reside no Pará, que concentra 38% de florestas ameaçadas. Mato Grosso e Amazonas possuem 17% e 16% das áreas em perigo, respectivamente. Apesar de suas dimensões territoriais menores, Acre, Rondônia e Roraima também são objeto de preocupação dos pesquisadores, pois apresentam territórios acima de 400 km² sob ameaça, equivalendo à devastação de quase 150 campos de futebol por dia entre agosto de 2023 e julho de 2024.