05/10/23

Conectadas à agenda do ecossistema socioambiental, lideranças do Fundo Vale participam dos eventos simultâneos para discutir a crise climática e vibram com anúncios de iniciativas parceiras. Entenda!

A Semana do Clima de Nova York reuniu, entre os dias 17 e 27 de setembro, líderes influentes de empresas, governo e comunidade climática para buscar novas respostas para as múltiplas crises interconectadas atuais.

Esse evento ocorre desde 2009 em Nova York e é coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela prefeitura da cidade. Para este ano, o evento que trouxe o slogan We Can, We Will (Nós podemos, nós faremos), realizou cerca de 400 eventos e atividades em toda a cidade, nos formatos presencial, híbrido e on-line.

Um terreno fértil. Um evento para conectar pessoas e ideias. Lugar de propor soluções. Cobrar. Reivindicar. Acreditar em novos futuros. Desenhar a transição para a bioeconomia. Uma oportunidade global de unir saberes para entender como mitigar o impacto da crise climática e avaliar o progresso dos compromissos assinados antes da COP 28, que será realizada em Dubai de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023.

Durante a programação, anúncios importantes envolvendo parceiros do Fundo Vale nos deixaram otimistas:

Belterra é a única startup brasileira indicada como finalista do prêmio Earthshot Prize

Criada há apenas três anos, a Belterra Agroflorestas foi anunciada entre as 15 finalistas do The Earthshot Prize to Protect and Restore Nature, dentre mais de mil indicações ao redor do mundo. O prêmio, idealizado pelo príncipe de Gales e pelo The Royal Foundation, incentiva a adoção de soluções replicáveis para o combate das mudanças climáticas no mundo. Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia de premiação em Singapura, no dia 7 de novembro. Até 2030 serão distribuídos, anualmente, cinco prêmios de 1 milhão de libras nas categorias: proteger e restaurar a natureza, limpar o ar, reviver os oceanos, construir um mundo livre do lixo e consertar o clima.

A Belterra nasceu com aporte do Fundo Vale e como um dos principais negócios para comprovar alternativa sustentável para o alcance da Meta Florestal da Vale. Hoje, além do Fundo Vale, a startup tem também a Cargill e a Good Energies Foundation como parceiras.

Umgrauemeio inova na prevenção de incêndios florestais e vence Desafio BCS Startup Challenge em Nova York

A Umgrauemeio – acelerada no programa Desafios Floresta & Clima | Edição Carbono, apoiado pelo Fundo Vale, com execução do Quintessa – venceu o desafio de startups em Nova York, promovido pelo Brazil Climate Summit. Como o nome sugere, a iniciativa faz referência à meta mais importante de ser alcançada em escala global – manter a elevação de temperatura do planeta abaixo de 1,5° C: assim, a Umgrauemeio se destacou por “contribuir para a resolução de um dos desafios mais urgentes da atualidade”, trazendo inovação na prevenção de incêndios florestais.