04/04/24

Evento aconteceu entre 20 e 24 de março, em Porto Alegre, e reuniu mais de 3 mil startups  

A diretora executiva do Fundo Vale, Patrícia Daros, participou do South Summit Brazil 2024, realizado de 20 a 24 de março em Porto Alegre. Ao lado de Eduardo Lorea, CEO e fundador da Numerik, e Jean Rodrigues Benevides, diretor de Sustentabilidade e Inovação da Caixa, Patrícia compartilhou com o público a experiência da organização em apoiar negócios de impacto socioambiental na Amazônia e nos demais biomas brasileiros e como esses esforços representam um marco de inovação em impacto socioambiental, além de discutir a importância do engajamento público para esta agenda.  

Patrícia enfatizou o compromisso da Vale, por meio do Fundo Vale, em oferecer oportunidades de colaboração técnica e financeira para startups, priorizando ideias, parcerias e projetos alinhados à agenda de sustentabilidade da empresa. O objetivo é impulsionar a recuperação de áreas florestais por meio das Soluções Baseadas na Natureza (SbN), com foco na inovação e no desenvolvimento socioambiental das comunidades, visando o alcance da Meta Florestal 2030 da Vale: proteger 400 mil hectares e recuperar 100 mil hectares de florestas.  

Criado em 2012 em Madrid, Espanha, o South Summit é reconhecido como uma plataforma líder no ecossistema empreendedor e de inovação do sul da Europa e da América Latina. O evento proporciona oportunidades valiosas de networking, apresentações de projetos, debates e palestras inspiradoras. Na edição brasileira deste ano, o evento atraiu cerca de 23.500 participantes de 55 países, contando com a presença de mais de 3 mil startups, aproximadamente 800 palestrantes, 900 investidores e 130 fundos de investimento com cerca de USD 213 bilhões sob gestão.