12/09/23

O Fundo Vale apoia negócios de impacto socioambiental estruturados, gerando retorno financeiro com potencial de escala, conforme os resultados previstos para 2025 na estratégia “Catalisar Negócios de Impacto Socioambiental” da Teoria da Mudança da organização. Isso é feito de forma direta, por meio da Meta Florestal 2030 Vale e também pelo apoio a organizações dinamizadoras que desenvolvem programas de incentivo a esse tipo de negócio.

Neste ano, podemos acompanhar resultados importantes nessa frente por meio de três parceiros.

________________________________________

Sitawi – Finanças do Bem

O primeiro é a Sitawi – Finanças do Bem, que encontra e fortalece negócios de impacto socioambiental positivo que mitiguem os efeitos do desmatamento na Amazônia e valorizem a economia da floresta em pé, gerando conservação da biodiversidade e renda para comunidades, além de preservar a cultura local.  

A rodada 12 da Plataforma de Empréstimo Coletivo na Amazônia , iniciada em 2022 e encerrada em maio de 2023, contatou 117 organizações e aprovou duas que foram lançadas na plataforma: Sementes do Marajó (cooperativa extrativista de açaí em Curralinho, no Pará, que trabalha com extrativismo sustentável do açaí, gerando renda para 125 cooperados) e a cCampo (cooperativa que fortalece a agricultura familiar e oferece produtos regionais da Amazônia, que conta com mais de 180 cooperados e garante renda para mais de 470 famílias, além de preservar o uso sustentável de mais de 500 hectares). 

Ao todo, foram captados mais de R$ 626 mil por meio de 144 investidores, entre eles o Fundo Vale. Agora, em fase de acompanhamento, os negócios passam para a etapa de estruturação de indicadores financeiros, análise de impacto e reporte trimestral para investidores.  

Por outro lado, os negócios terão acesso à rede de mentores e voluntários, exposição ao ecossistema —, com divulgação de iniciativas na rede Sitawi com mais de 10 mil inscritos e 2 mil investidores cadastrados —, aparições na mídia e participação em eventos, além de acesso a serviços especializados. 

 ________________________________________

AMAZ Aceleradora de Impacto

A AMAZ Aceleradora de Impacto, nossa segunda parceira que, além de investir, acelera e impulsiona negócios que busquem soluções permanentes para a redução do desmatamento e a promoção da conservação florestal na Amazônia, com o envolvimento das populações locais, recebeu 112 inscrições em sua última chamada. 

Dos negócios inscritos, 18 foram entrevistados e passam agora por análise do time da AMAZ, incluindo a realização de diligências. O objetivo é verificar aspectos econômicos, financeiros e administrativos. Desses 18 negócios sairão aqueles que serão pré-acelerados para a seleção dos que passarão a integrar o portfólio da aceleradora e receberão investimentos em 2024. 

A demanda total de investimento dos negócios inscritos é de mais de R$ 163 milhões. Dos inscritos, 94 (84%) são negócios com mulheres na liderança e 86 (77%) têm pessoas não brancas à frente. Ao todo, 55 coletam e analisam indicadores de processo e/ou operação do negócio, 9 monitoram indicadores de resultados/ impactos definidos, 8 tomam decisões com base na avaliação, 1 possui matriz de avaliação e 20 possuem indicadores de resultados/ impacto socioambiental definidos. Até o momento, 60% deles já passaram por outros programas de aceleração.

 ________________________________________

Amazônia em Casa, Floresta em Pé

 Já nosso terceiro parceiro, o Amazônia em Casa, Floresta em Pé — plataforma que fortalece  a comunidade de negócios amazônicos por meio de uma rede de aprendizagem que promove soluções comerciais inovadoras para alavancar o ecossistema de acesso ao mercado e levar a sociobiodiversidade da Amazônia até os consumidores de todo o país —  selecionou 50 negócios de impacto em sua última rodada, com inscrição e participação totalmente gratuitas.

Entre os benefícios oferecidos pela plataforma, estão a divulgação da marca em campanhas, participação em feiras e eventos, mensuração de resultados e impacto, participação em programas de capacitação e de impulsionamento, acesso à plataforma de e-commerce do Mercado Livre e conexão com redes de parceiros. Além disso, é oferecida uma trilha específica para nove negócios de base comunitária, com oficinas de comunicação e precificação.