11/06/24

Parceria entre as organizações para promover inovação na área de Floresta e Clima no Brasil ganhou destaque na plataforma digital UpLink  

Foto: Tom Fisk 

O Fundo Vale e a KPTL passaram a fazer parte da seleção “Top Investors”da plataforma UpLink, do Fórum Econômico Mundial. A iniciativa tem como objetivo promover globalmente a inovação aberta para acelerar soluções para os desafios globais mais urgentes, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

A parceria entre KPTL e Fundo Vale é uma colaboração estratégica criada para fomentar empreendimentos com impacto socioambiental positivo. Essa aliança resultou na criação do Fundo Floresta e Clima, que vai investir R$200 milhões até 2027 em startups que desenvolvam negócios e tecnologias capazes de escalar projetos de restauração florestal e aumentar a eficiência na certificação de créditos de carbono. O papel do Fundo Vale na parceria é co-estruturar o fundo, apoiar a medição e a avaliação de impacto, analisar empresas identificadas e fazer conexões com atores do ecossistema de impacto. 

Esta é a segunda vez que o Fundo Vale é reconhecido em uma plataforma do Fórum Econômico Mundial. Recentemente, o Fundo passou a integrar a iniciativa 1 Trillion Trees (1t.org), que tem como objetivo mobilizar a comunidade global para conservar, restaurar e cultivar um trilhão de árvores até 2030. Sua inclusão ocorreu devido à atuação do Fundo Vale na Meta Florestal 2030 da Vale, que visa proteger e recuperar 500 mil hectares de áreas no Brasil. 

Sobre a UpLink  

A UpLink é uma plataforma digital desenvolvida em parceria com a Salesforce e a Deloitte. O propósito é atuar como um ecossistema que conecta empreendedores, investidores e especialistas para promover inovações de impacto positivo em áreas como meio ambiente, saúde, educação, economia circular e gestão da água. A plataforma identifica e apoia empreendedores promissores, oferecendo visibilidade, acesso a redes de contatos e oportunidades de financiamento.  

Desde seu lançamento em 2020, a plataforma já reuniu mais de 46.000 usuários e recebeu mais de 3.500 soluções via 34 desafios de inovação, reconhecendo 265 Top Innovators que estão recebendo suporte para expandir seus negócios​.